quinta-feira, 8 de março de 2012

Janeiro. Parte 1,

Estar longe de casa por 3 meses é uma aventura.
Estar longe de casa por 6 meses é uma história.
Estar longe de casa por 9 meses é pertencer a outro lugar.
Mas estar longe de casa durante um ano não é mais estar longe de casa, porque o lugar onde voce esta se torna sua casa e essa casa se torna seu lar.
É por isso que é tão difícil dizer adeus, porque eu não estou dizendo adeus a um lugar, eu estou dizendo adeus a uma vida.
Uma vida que é completamente diferente da que eu deixei há um ano.
Aqui eu também tenho amigos, eu também tenho uma família, eu também tenho um lugar.
Eu nao sabia que um ano poderia significar tanto antes de eu vir aqui e ter tido essa experiência. Eu subestimei a quantidade de coisas que você pode aprender em um ano, a quantidade de amor que você pode crescer pelas pessoas e pequenas coisinhas a sua volta.Eu deveria ter me dado conta antes, mas so foi agora que eu percebi.
E estou tão, tao triste por ir embora, e ao mesmo tempo eu estou tentando estar feliz por voltar. Estou animada e eu estou assustada. Eu tenho certeza e estou em dúvida.
A agência te explica como é que vai ser quando você chegar aqui, todo o drama e o choro e o 'eu quero voltar "que eu não cheguei a experimentar.
Mas eles não dizem nada sobre como é que vai ser para ir embora, então eu estou tentando descobrir por mim mesma.
As palavras que vou usar para tentar explicar são: estranho e confuso. Estranho e confuso se afastar de sua vida e dá-la a alguém, nesse caso a Amanda.
Estranho e confuso perceber que a criança que você ajudou a criar vai ser cuidado por alguém diferente.
Estranho e confuso saber que essa mesma criança não vai lembrar de você, mas você vai ter todas aquelas memórias guardadas tao fundo. Estranho e confuso ver a possibilidade de enfrentar sua antiga vida novamente, seus 'velhos' amigos descobrindo a nova você. Estranho e confuso perceber que nada aqui nos EUA e' meu. Nao e' mais meu quarto porque eu estou morando no quarto de hospedes agora, nao e' mais minha casa porque a partir de amanha vou ser visita, nao e' mais meu carro, nao e' mais meu host baby, meu lindo lindo amorzinho, meu nenem.
Estranho e confuso saber que mesmo sendo tão difícil dizer adeus eu não teria mudado nada. Não me arrependo de qualquer passo que eu tenha dado ou uma única palavra que eu disse. Não me arrependo de nenhuma decisão - e mais: me sinto bem com elas. Eu me sinto feliz com o tempo que eu tive para mim mesma, para as viagens que fiz e principalmente para as relações e amizades que criei. Sou grata, sou muito grata por essa oportunidade, por esse sonho, por esse ano inteiro.

Esse texto foi escrito por mim, em uma das minhas noites mais bonitas e mais tristes aqui, na noite em que eu completei um ano de estados unidos, na noite em que meus hosts fizeram um jantar e brindamos ao nosso ano maravilhoso e depois eles me deram um cartao com um monte de palavras lindas e falaram pra eu sentar no sofa e deram play num video que eles fizeram em minha homenagem (em geral nao e' a Au Pair que faz isso pras familias?!), a noite na vespera da Amanda chegar , a noite em que eu entrei no meu antigo quarto, ja vazio e me despedi, a noite em que dei boa noite pro Alistair e apertei ele bem juntinho e sussurei: foi tao maravilhoso te ver crescer, foi tao maravilhoso ser sua au pair. A noite em que eu percebi que eu em 4 semanas ia fazer minhas malas e ir e me perguntava: e' isso? E' isso. E' exatamente isso. E foi minha escolha.

Janeiro, janeiro. Como voce foi dificil. Quer dizer, como seu comeco foi dificil.

Eu tive uma conversa muito, muito importante com o Whit ,onde ele me falou que e' confuso e estranho pra ele e pra Anne tambem, ter alguem novo na casa, alguem que eles nao conhecem - mas que da mesma maneira que eles estavam abertos a me conhecer e a me deixar entrar na vida deles, eles tambem iam fazer isso com a Amanda. E que ele me agradecia por ser tao receptiva com ela, apesar de ser uma situacao muito dificil pra mim. E que ele sabia que eu estava sofrendo. E sem eu nem comentar que isso passava pela minha cabeca, ele me disse: a Amanda nunca vai ocupar o seu lugar e sua vida, porque so eu voce sabe ser Maira. E conversa vai, conversa vem, eu percebi que ele estava certo, e muita coisa do texto dai de cima que voces acabaram de ler ja nao fez mais sentido nenhum. So eu que vi o Alistair regurgitar e mamar e dormir no meu colo, juntinho. E engatinhar e andar e falar pela primeira vez. So eu fui na primeira aula de bebes, so eu troquei fraldas tao pequenininhas que pareciam de bonecas, so eu que vivi 2011 sendo Maira, que enfeitei meu quarto do meu jeito, que aprendeu a ser parte da familia deles e foi tocada com tantas coisas boas, tantas alegrias e tanta gentileza. Ninguem ia ocupar o meu lugar porque o que passou ja era passado e ficou nas memorias deles assim como ficou nas minhas.
E tendo amadurecido esse pensamento eu tive uma conversa muuuito honesta com a Amanda , porque eu tinha muitos sentimentos acontecendo e eu nao sou dessas pessoas que fica escondendo o que sente (na medida do possivel) , entao comecamos uma conversa no carro muito delicadamente , depois de um meeting na casa na nossa lcc - onde eu falei pra ela que eu tinha medo de que ela se igualasse a mim e fazer as coisas do jeito que eu faco e onde ela me falou que tinha medo de nao se igualar a mim, de nao conseguir fazer as coisas do jeito que eu faco.
Ou seja, nos tinhamos basicamente o mesmo medo mas em posicoes diferentes!!
Expliquei que tinha amadurecido meu jeito de pensar e que a minha experiencia foi muito unica do meu jeito e que a dela tambem ia ser , mas do jeito dela, de Amanda. Que ela nao deveria ter ciumes de mim e eu nao deveria ter dela, porque o que eu vivi foi diferente do que ela vai viver. Nao podemos comparar.
Depois de um abraco gostoso na garagem eu e ela nao tinhamos mais nada entalado. Essa noite foi a quebra de gelo total e fez bem pra nos duas. A gente aproveitou nossa semana juntas DEMAIS . Eu dei espaco pra ela se ajustar com o Alistair e deixei uma Pembroke com muita neva na sexta feira , dia 20 de janeiro , com o coracao tranquilo. Rumo a minha aventura de duas semanas na CALIFA!!! <3


Escreverei sobre a California no prox. post e ai farei um exclusivo com minha volta da CA e meus quatro ultimos dias em MA E sobre a volta pro Brasil!!!!

Um beijo ENORME!!!!



Last Photoshoot of Mr.Bear and TT.



''And the songbirds are singing,
Like they know the score
And I love you, I love you, I love you
Like never before''





Crazy Au Pairs United Association. hahaahah ;)

14 comentários:

  1. Que beleza de texto,q lindas reflexões!!
    Assim tudo vai sair bem,muito ben!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lindoooo, é incrivel como nós futuras lemos os posts de vecs que já estao ai e conseguimos praticamenet sentir oq ue vecs estao sentindo so por pequenas palavras, e sabe pqe ? pqe nos sonhamos muito com a vida ai e quando lemos os posts de vecs nos colocamos nos seus lugares....
    Lindo seu txto e não pare de postar quando voltar ein !!! Boa voltaa !

    ResponderExcluir
  3. Lindo, lindo, lindo. Sei bem como é isso, lindona. Já passei pelo goodbye e a "depressão pós-retorno". :( Mas as memórias sempre ficam. E de você eu tenho muitas! See you soon!!!

    ResponderExcluir
  4. Que post emocionante, forte e sensível.. puxa.. nunca pensei q deixar a família fosse ser tão dificil como entrar nela neh! Mas, vc cumpriu seu objetivo, e agora: só sucesso!!! Boa Sorte aqui no Brasil! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que post lindo Maira. Como a gente amadurece neh? Lembro quando encontrei seu blog e li voce ainda estava nos primeiros meses. Passa rapido. Achei que sua atitude foi linda, e a mais certa. A au pair nova tb tem medos, e o maior deles eh de nao conseguir ser tao boa a au pair anterior. O seu host esta certo, cada uma de voces contrubuirao de maneiras unicas pra vida e pro crescimento do bebe. E ele ira lembrar de voce sim. Porque do jeito que voce descreve como sua host family te trata, com certeza voce sera bem vinda pra visitar quando quiser. E mantendo contato, ainda mais com internet, skype, de vez enquando voce podera ainda conversar com ele, ve-lo, e conforme ele for crescendo continuara com voce na memoria. Eu te desejo tudo de bom na sua volta ao Brasil. Ah, voce eh nova ainda, pelo que vi. Entao se por um acado sentir muita falta de ser au pair, agora eh possivel (pelo que ouvi dizer) ser au pair novamente depois de ter ficado 2 anos no Brasil (desde que sua idade ainda esteja dentro do limite que eles pedem pra ser au pair). Ou quem sabe, vir visitar, ou estudar. Boa sorte em seja lah o que voce for fazer. :)

    ResponderExcluir
  6. Me lembro do seu post sobre os 6 meses, como fiquei emocionada e lendo sobre seu janeiro, chorei.
    Chorei porque daqui 5 meses será minha vez de ir embora, mas a verdade é que eu não sei se estou preparada para ir, para deixar minha familia, meus amores.
    Chorei porque meu amorzinho não vai se lembrar de mim, mas eu sempre vou me lembrar dela... Da primeira vez que ela se sentou, engatinhou, que o primeiro passinho dela foi pra mim.
    Chorei porque eu sei que tenho que voltar, mas não quero. Chorei porque ja estou sentindo ciumes da proxima au pair...
    Parabens pelo seu ano, parabens pelas palavras,parabens por tudo!

    ResponderExcluir
  7. Oi maira ! tudo bom ? (:
    bom, eu tinha achado seu blog faz um tempo, ai voce tinha parado de postar ne, ai achei que tinha abandonado
    serio, li seu blog todinho em 2h SHAUSHUASH foi muito legal (:
    queria perguntar umas coisas:
    voce teve algum date ai ? SHASHUHAS curisidade mesmo
    tipo, muita gente fala pra ir com mais de 21 anos, pra poder sair de noite tranquila e etc, e que muita au pair que tem mais de 21 nem liga pras que tem menos... com voce foi assim ? voce nao se incomodou em ter 19/20 anos quando foi ?
    voce nao considerou ficar mais ai pra estudar? vejo muita menina fazendo isso, e quando eu for, quero tentar HSAUSHUA
    acho que eh isso, desculpa pelas perguntas :x

    beeeeeijos
    Isabela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabela, tudo otimo!
      Meniiiina, nao tive date nenhum! Bem que eu tentei, viu? AHHAHAAHA! Entrei em site de relacionamento e tudo! :x
      Na verdade eu ate tive um date marcado com um dos carinhas do site, maas ai eu fui e ele me mandou uma desculpa por MENSAGEM , ai nao rolou. kkkkk ! levei bolo americano!
      Entao, eu fui com 19 anos e com nenhuma intencao de sair a noite, nenhuma MESMO ! Aqui no Rio eu saio desde novinha, pra baladinha ,pra barzinho.... entao na minha cabeca fazia mais sentido guardar $ que usaria pra sair pra esse tipo de programa a noite , pra sair de dia, fazer passeios, viajar, juntar pra viajar, passar noites jantando e rindo e criando uma relacao com minha familia de la ou com os amigos, deitada na minha cama lendo , fazendo coisas que me deixassem bem em paz... Pra mim e' o que fez mais sentido. Ai vai de cada um, de preferencias, o que mais gostam de fazer, o que se sentem bem fazendo...
      Quanto ao estudo, eu jurava que tinha escrito sobre isso em algum post .. hummm... Entao, eu considerei sim - na verdade, meus hostos ate se ofereceram pra pagar minha faculdade. So que ai eu teria que trabalhar o dia todo e que tempo que eu teria pra estudar? A noite? Eu ia ficar suuper desgastada, demoraria muuuito mais tempo pra terminar, alem de tudo que eu estudei aqui no Brasil nao valer de nada la... entao preferi voltar. Eu aqui estudo numa Federal, so gasto com alimentacao e passagem.. e' mais jogo. :) Um beijo enorme!!! :)

      Excluir
    2. entendiii ! que legal !~ e que saco o seu >>date<< AHUSHUASHS
      quero perguntar tambem um negocio que nao tem NADA a ver com aupair, posso ? HSUAHSUASHUA
      entao, eu li que voce passou em turismo na federal, eh boa ? o curso eh legal ? porque aaaaahn eu AMO turismo, mas ainda tenho minhas duvidas, eh quase certeza que vou prestar isso, porque eu acho MARAVILHOSO... entao se voce puder, quando voce poder, me fala como eh o curso, o que voce achou e tal ? HSAUSHA ajude uma pre vestibulanda em desespero !

      beeeijos

      Excluir
  8. Oie Maira
    Nossa como e dificil voltar, eu ja sofro por antecipcao!
    Mas me restou uma duvida, pq nao extender? Vc tem uma HF linda um kiddo mais cute?? Mas tenho certeza q esse 1 ano vai ficar marcado para o resto da sua vida =)
    Boa sorte ao seu retorno hehehe...
    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandy Anita , entao... eu fui prai com a intencao de ficar um ano mesmo. Minha familia ai e' maravilhosa, mas eu tambem considerei que se eu ficasse mais um ano de repente poderia desgastar ou eu poderia me apegar ainda mais e desistir de voltar de vez. E' complicado cuidar de um filho que nao e' seu, ne?
      As vezes eu tambem acho que rolava um medo da minha parte de estragar o que tava tao bom. Sabe aquela expressao: sair quando esta por cima? Hhahaha. Foi isso que eu fiz.
      E na hora de decidir voltar ou ficar , eu ME escolhi. Escolhi voltar pra terminar meus estudos, pra seguir com a minha vida daqui. E tenho 100 por cento de certeza que vou voltar pra visita-los , com muito amor e muita saudade. Boa sorte com tudo por ai!! :)

      Excluir
  9. Menina, adorei teu blog! Parabéns!
    Dá um pulinho lá no meu depois, to te seguindo.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Maiiira, roubei um trecho do seu texto e coloquei no meu face... coloquei tbm um link pro seu blog pra lerem o texto todo q verem q eh sua autoria!! eu amei demais isso!!
    Belas palavras e historias!
    bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís! Que bom que gostou, fico tão contete! :)
      Beijos grandes!
      Maira.

      Excluir